domingo, 23 de setembro de 2012

Comentário sobre o texto de Silvio Costa

O texto indica a realidade vivida em diversas escolas, sejam públicas (estaduais ou municipais) ou particulares, sendo que a tecnologia está presente; porém tanto os professores quanto os demais funcionários da escola não sabem como utilizá-la adequadamente - melhor uso nas particulares, muitas vezes por receio que os alunos dominem melhor essas tecnologias e que passem por alguma situação constrangedora. Por isso muitos recursos são raramente usados ou são utilizados de forma que não se contemplem todas as suas aplicações (letramento, criação e divulgação).
Na realidade esse receio de utilização é muito comum, porque se você não sabe utilizar um recurso como ensinar através dele? O professor não consegue preparar suas aulas se não domina o que vai ensinar, se não sabe usar todos os recursos que a atividade requer.
Essa realidade tardiamente vem sendo melhorada pela disponibilidade de cursos gratuitos oferecidos pelas instituições de ensino (como o Proinfo realizado pelo MEC através das diretorias de ensino), que capacita os professores da rede estadual de SP a desenvolverem atividades através de tecnologias, trabalhando nos professores a teoria (ideias de utilização e projetos desenvolvidos sobre certas tecnologias) com a prática, onde é possível conhecer mais de um recurso, elaborar uma atividade através dele(s) e poder organizar um plano de aula ou projeto para ser realizado com os alunos, permitindo uma aprendizagem completa.
A questão é que nós, professores, devemos utilizar essas novas aprendizagens com os alunos para que não esqueçamos as suas utilizações e todos os recursos associados.
Abraços, até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário