quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Utilização de simulações/animações

Olá. Costumo trabalhar com animações e/ou simulações que nas aulas de Química auxiliam bastante, pois os alunos gostam da atividade diferenciada que permite maior interação e integração por trabalhar o conteúdo através de histórias do cotidiano e ter atividades sobre o assunto. As animações/simulações que utilizo estão disponíveis no site http://www.labvirt.fe.usp.br que possui essas atividades tanto na disciplina de química quanto de física. As adaptações são em função do tempo e do espaço: costumo passar as simulações na sala de vídeo (com os arquivos salvos em pen drive) através do notebook acoplado na televisão porque sei que a maior parte dos alunos irão ter mais atenção e participarão mais, aproveitando melhor o tempo do que se fosse na sala da SAI e eles acessassem o site e os arquivos em grupos de até 4 pessoas por computador. O objetivo pedagógico foi atingido por meio de comentários que os alunos fazem ao terem revisitado o site e as simulações, pelas relações entre conteúdo estudado, simulações e situações do dia a dia, por exemplo. O mais interessante é que eles já estão utilizando esse recurso para elaborar apresentações de trabalhos. Abraços, até.
Para minhas turmas de primeiro ano do EM já utilizei a simulação "Tudo que queima some?", disponível através do endereço:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_tudoquequeimasome.htm 
Para as turmas de segundo ano já utilizei as animações "O gênio da lâmpada" e "Quem apagou a luz?", disponíveis pelos endereços, respectivamente:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_ogeniodalampada.htm

 http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_quemapagoualuz.htm
Alguns alunos do segundo ano usaram a simulação "A química das cores dos fogos do artifício" para explicar o modelo atômico de Bohr na apresentação de trabalhos, está disponível pelo link:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fogos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário